Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;
Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…
Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Alexandra Silva e a sua família.
Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Eu trabalho há mais de 10 anos na área da Arte-educação e levo o brincar muito a sério! Passo muito tempo com os meus filhos e essa é a minha prioridade na vida.
Sobre nós:
Somos seis, uma família numerosa, ruidosa, simpática, e quase sempre animada… Gostamos de estar juntos em casa ou na rua, gostamos de viver perto da praia do Guincho e da Serra de Sintra e achamos que este é um dos sítios mais bonitos do mundo, temos um carro de estimação mas não cabemos todos lá dentro, a nossa casa nunca está muito arrumada mas tem sempre flores e sabe bem estar lá dentro, já tivemos um gato que morreu e nos deixou muito tristes, adoramos dias de sol mesmo os mais frios, gostamos muito de visitar feiras desde que não sejam medievais ou do chocolate…
Gostamos de estar todos ao mesmo tempo na cozinha e passamos muito tempo à mesa. Achamos que o nosso é o melhor bebé do mundo, gostamos de dançar e cantar embora nem todos tenham muito jeito para o fazer, temos sempre muitas ideias, falamos muito, zangamo-nos muitas vezes e amuamos. Pedimos muitas vezes desculpa e desculpamos, conversamos durante muito tempo e muitas vezes. Adoramos uma boa piada e somos grandes apreciadores do non-sense.
Melhor parque de brincadeiras.
Pode ser a praia, mas se houver boa onda qualquer sítio é bom.
Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Gostamos de praia, de piscina, de estar com os amigos e de passear em feiras.
Como e com que brinquedos brinca os seus filhos?
Brincam acima de tudo uns com os outros, as meninas gostam de brincar aos adultos e fazer coreografias. O bebé Raul brinca com os seus mini animais, com alguns brinquedos de encaixe de madeira, com os livrinhos pequeninos, com uma raquete de ping-pong, bolas e com os nossos telemóveis…
Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o dos seu filhos?
Eu adoro um mini piano vermelho lindo que comprámos para o Raúl.
A Rita ama o seu IPOD, a Alice adora a sua raquete de ténis, a bicicleta, o skate… a Eva gosta do seu novo livro de cozinha, o Raúl gosta da casinha que lhe fizemos em cartão, do saco dos animais e de bolas de todos os tamanhos.
Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Eu, tal como a minha filha mais velha, tinha uma fixação por bonecos pequeninos, casinhas pequeninas… brincava também muito na rua e adorava, com o meu irmão, fazer corridas com caricas em pistas feitas na terra.
Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com os seus filhos?
Quando as meninas eram pequenas fazíamos muitas coisas, pintar em folhas gigantes de papel de cenário era uma das nossas favoritas. Agora fazemos algumas coisas mais elaboradas, há pouco tempo fizemos um trabalho para o quarto do nosso bebé com paus e fitas de tecido que ficou muito giro. Com o bebé Raúl já começámos a utilizar tintas com as mãos e com pinceis.
Os seus filhos preferem brincar ou ver televisão? O que vêem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
Eu detesto televisão, sou muito chata com isto… durante a semana em tempo de escola a televisão permanece desligada. Sempre foi assim.
O bebé Raúl gosta de ver o “João bebé”– já deu na 2 mas agora só vê no computador, alguns DVD’s com concertos – os do Pai, dos Clã, dos Pato Fú – Música de brinquedo e o Partimpim da Adriana Calcanhoto, também gosta de Ramones… acho que os miúdos gostam do que lhes damos a conhecer e podem ser bem mais ecléticos do que pensamos, nunca dei aos meus filhos músicas foleiras para crianças ou os deixei a “papar” TV indiscriminadamente, lá em casa a televisão só está ligada se alguém está a ver alguma coisa.
A Rita quando era muito pequena adorava ver o filme “O Fabuloso destino de Amélie Poulin” e “ O estranho mundo de Jack” ao qual ela chamava o filme dos “feios- bonitos”. Gosto de lhes mostrar bons filmes de animação e preocupo-me em educar-lhes o gosto. No entanto as meninas seguiram algumas séries dos Morangos com açúcar, e adoram ver novelas portuguesas. Eu vejo pontualmente com elas para avaliar a coisa… esta inovação de poder ver os programas que deram sem ter de as gravar facilita imenso porque assim podem ver durante o fim de semana o que não viram antes.
Acho que todos preferem brincar e que o que veem pouco ou nada influencia as suas brincadeiras. Pelo menos eu gosto de acreditar nisto…
Qual é o livro favorito dos seus filhos? E o seu (da colecção deles)?
Do bebé Raúl é o “Eu Não Fui” Christian Voltz , da Rita é o “A morte melancólica do rapaz ostra e outras estórias” – Tim Burton, o da Eva é “O meu nome é Nina e gosto da Noite” David Almond e o novo livro de culinária que comprou, da Alice é “O rapaz do pijama às ricas” Jonh Boyne.
O meu… não sei bem, adoro “A casa da mosca fosca”, “A fada –bruxa”, “Laura e o coração das coisas”… No blog temos publicações regulares sobre os nossos livros favoritos e o que andamos a ler.
Por favor pergunte aos seus filhos “Se fosses um personagem duma história qual serias? Porquê?”
Pergunta difícil… a Rita respondeu que seria a Pocahontas ou a Raparida do poço, que é um filme de terror horrível, a Alice disse que não fazia a menor ideia mas eu consigo vê-la na “Pipi das meias altas” ou num filme do Harry Potter, a Eva escolheu a Anita nos livros “Anita mamã” e “Anita na cozinha”.
Sabe como os seus filhos brincam nos tempos livres na escola?
As meninas mais crescidas jogam ping-pong, futebol, escondidas e falam, falam muito com as amigas… o Raúl na escola gosta dos instrumentos musicais, de brincar na casinha e dos mini livros.
Os seu filhos preferem brincar dentro ou fora de casa?
Vivemos num sítio maravilhoso, com um exterior fantástico para brincar. Esta foi uma das razões que nos levou a deixar o duplex espaçoso que tínhamos e mudar para uma casa bem mais pequena mas num sítio onde brincar na rua é possível.
As meninas tiveram alguma dificuldade em “sair de casa”, não tinham esse hábito. Agora já gostam mais de estar cá fora, andar de skate e bicicleta, jogar e estar na rua. O Raúl já aqui nasceu e adora estar lá fora, sempre!
Dentro de casa adoram navegar nos tablets e/ou no computador e jogar jogos de tabuleiro, tipo monopólio, pictionary, etc
A Eva adora cozinhar.
As suas crianças gostam de inventar / criar jogos e personagens?
As três raparigas cá de casa frequentaram uma escola com o Movimento da Escola Moderna onde privilegiam a criatividade acima de tudo, juntando a isto o humor e o non sense característico desta família… o resultado é uma constante invenção de coreografias, jogos dramáticos, personagens inacreditáveis e hilariantes. É mesmo a especialidade da casa…
Os sons e a música são importantes nas brincadeiras dos seus filhos?
O Raúl canta “com sofrimento” cada vez que pega em qualquer coisa que se assemelhe com um microfone, a Alice adora cantar e todos dançam muito cá por casa. Há alguns instrumentos sempre disponíveis mas como diz o velho ditado “casa de Ferreiro, espeto de Pau” – com um pai músico, cá em casa não há ninguém a aprender música, só mesmo a utilizá-la para curtir!
Obrigada Alexandra – que família mais divertida, animada, preenchida… fantástico!!
Podem seguir a Alexandra Silva no seu blogue Viver todos os dias aqui
***
Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito?
Por favor deixe um comentário abaixo.