{ All About Playing } interview with Joana Carvalho

logo-AllAboutPlaying-branco

AllAboutPlaying_interview-with-JoanaCarvalho-2

Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;

Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…

Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Joana e a sua família.

Por favor fale um pouco de si e da sua família.
O meu nome é Joana e tenho 39 anos. Sou casada com o João e temos duas filhas traquinas (para combinar com os pais) – uma menina de 5 e outra de 3 anos. Como passatempo, adoro fazer mantas de retalhos e bolos.

Melhor parque de brincadeiras.
Sem dúvida o jardim das avós! Por ali há muitas plantas e animais minúsculos para explorar e muitas bolas de sabão para rebentar!

Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Ir à praia, passear por jardins, ver animais e, se possível, conhecer locais diferentes.
Se o tempo não for convidativo a sair, gostamos muito de fazer bolos e de vê-los crescer!

AllAboutPlaying_interview-with-JoanaCarvalho-1

Como e com que brinquedos brincam as suas filhas?
As nossas filhas adoram fazer piqueniques a fingir, colocar uma manta no chão, enchê-la de taças de chá e inventar bolos de chocolate. Gostam muito de construir casas, tendas e palácios com mantas de retalhos, para as quais só são convidadas pessoas especiais e a nossa gata Emília.

AllAboutPlaying_interview-with-JoanaCarvalho-4

Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o das suas filhas?
Tal como eu, as minhas filhas gostam muito de livros e de brincar ao faz de conta. Cá em casa o brinquedo favorito será a cozinha de brincar, onde a imaginação ganha asas.

AllAboutPlaying_interview-with-JoanaCarvalho-3

Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Quando era criança, gostava imenso de brincar no jardim e subir às árvores. O meu brinquedo favorito era um “bebé chorão”, que andava comigo para todo o lado.

Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com as suas filhas?
Gostamos muito de brincar com plasticina, desenhar/pintar e fazer colagens com restos de tecidos que sobram das mantas que faço.

As suas filhas preferem brincar ou ver televisão? O que vêem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
Cá em casa não assistimos a muita televisão, no entanto, elas gostam de ver alguns clássicos da Disney em DVD. Alguns dos filmes servem de plataforma para um mundo de imaginação e de brincadeiras, nomeadamente o “Frozen“.

Qual é o livro favorito das suas filhas? E o seu (da colecção delas)?
As minhas filhas gostam muito do livro “No meu coração pequenino”, de Jo Witek. O meu livro favorito é o “Coração de Mãe”, de Isabel Minhós Martins.

As suas filhas preferem brincar dentro ou fora de casa?
Preferem sempre brincar na rua, onde podem andar de bicicleta /triciclo, andar de baloiço, jogar à bola ou correr livremente.

Os sons e a música são importantes nas brincadeiras das suas filhas?
Muito importantes. Por aqui, mãe e pai, assistem a verdadeiros concertos e musicais encenados de forma improvisada, com cara séria, mas por dentro com muita vontade de rir!

Obrigada Joana – adorei ficar a conhecer um pouco do vosso mundo!
A simpática Joana faz mantas lindas, que partilha no seu blogue A menina cos(z)e?

***

Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito?
Por favor deixe um comentário abaixo.

4 Comments

  1. […] A Ana é ilustradora e designer gráfica, criou a marca PinkNounou e tem um blog fabuloso, onde entre outros assuntos, vai mostrando os seus bonitos brinquedos. Uma das suas rúbricas chama-se “All about Playing“, onde a Ana entrevista pais, procurando conhecer como brincam hoje em dia as crianças. A Ana convidou-me para responder a algumas questões. Para ver a nossa entrevista clicar aqui. […]

  2. Gostei da entrevista que fez à Joana. O seu site é muito interessante. Adoro os seus modelos. Muito bom gosto. Parabéns.

Comments are closed.