Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;
Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…
Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Ana e a sua família.
Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Fui mãe, aliás fomos pais, aos 40 anos e felizmente foi uma história com um final feliz. Um processo longo e difícil que terminou com dois filhos que amamos muitíssimo. A minha filha tem 7 anos e o meu filho caminha a passos largos para os 3 anos de idade. Com o nascimento da minha filha, tomei a decisão de deixar de trabalhar para poder acompanhar o seu crescimento. Ela apenas foi para a escola aos 3 anos de idade e tomei a mesma decisão relativamente a ele.
Melhor parque de brincadeiras.
Quando ela era bebé, comprámos um parque infantil para o nosso jardim, por isso, o nosso! Assim que o tempo permite, adoram andar de escorrega e nos baloiços. No ano passado, comprei-lhes uma cama elástica e é uma “guerra”. Pela diferença de idades e tamanhos, não gosto que saltem os 2 ao mesmo tempo e há sempre disputa. Mas também gostamos de explorar os parques públicos.
Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Varia muito. Nos meses de Inverno e quando o tempo não convida a actividades ao ar livre, eles gostam de ficar em casa a brincar ou então combinamos algo com os tios e primas – ir a casa delas ou dar um passeio qualquer. Uma ida ao Shopping, ao cinema, um museu. Isto quando não há alguma festa de anos de amiguinhos para ir! A agenda social é sempre muito agitada, não é fácil, mas divertem-se sempre muito. Quando o bom tempo o permite, adoram ir para a rua. Ela com a trotinete, patins, saltar à corda, o arco e a bicicleta. Ele está sempre a ver quando pode andar um pouco no seu carro eléctrico. Adora carros! Vamos, também, algumas vezes passar fins de semana ao Algarve. Mesmo nos meses de Inverno, podemos contar com dias bons para passear. O Algarve quase nunca desilude.
Como e com que brinquedos brincam os seus filhos?
Infelizmente, durante a semana não há muito tempo para brincadeiras. Ela está na escola e tem muitas actividades extra-curriculares, praticamente em todos os dias da semana. No fim de semana, sim. As brincadeiras correm muito ao sabor deles. Confesso que, actualmente, acabo por brincar mais com o meu mais pequeno, uma vez que a minha filha é mais autónoma e já tem alturas em que quer estar sozinha com as suas brincadeiras. Isto, quando não está bom tempo para irmos para a rua. Agora nem tanto, mas o meu marido e a minha filha brincavam muito aos “cabeleireiros”. Ela era a cabeleireira, ele o cliente. Claro está, acabava com a cabeça cheia de ganchos. Comigo, ela gostava mais de maquilhar. Fiquei “linda” muitíssimas vezes. Nem a minha empregada escapava!
Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o dos seus filhos?
Eu sempre gostei muito, quando era miúda e ainda gosto, de Legos. Gosto muito de me sentar com ele e construir/destruir. Um faz mais uma parte e o outro a outra, mas tudo ok. A minha filha também teve a fase dos Legos mas actualmente não se interessa tanto. Fazemos mais puzzles. São também uma boa brincadeira que ajuda à concentração. Agora… o meu filho ADORA carros!
Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Ao contrário dos meus filhos, que não param muito tempo quietos e brincam a muita coisa mas nunca durante muito tempo, eu era uma criança relativamente sossegada – fui filha única até aos 6 anos. Adorava desenhar e pintar! Claramente a minha ocupação favorita. Caixas de lápis de cor da Caran D´Ache eram a minha prenda favorita. E adorava também Legos! Perdia-me horas a fio com “meia-dúzia” de peças. E, claro, adorava bonecas (a minha filha nunca ligou muito, mas curiosamente sempre adorou uma Capuchinho Vermelho em pano que lhe ofereci no ano em que este foi o tema da sua festa de anos). Quando era um pouco mais crescida, gostava de ir para a máquina de costura (a minha mãe tinha uma) e fazer vestidos para as bonecas. Cheguei a fazer inclusivamente uma boneca de pano, mas nada que se assemelhasse às suas fantásticas bonecas! ;)
Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com os seus filhos?
Play Dough é claramente das brincadeiras favoritas. E é uma daquelas que é possível fazer a três ou deixá-los a brincar os 2 sozinhos. Já outras, tal como pinturas em telas, que eles gostam muito de fazer, não posso confiar ;) É o tipo de actividade de normalmente deixo para as férias grandes. Uma área controlada no jardim e, aí sim, podem dar azo à imaginação. Comprei-lhes um bastidor, pincéis, telas de vários tamanhos, bisnagas de tintas, aguarelas, purpurinas… Eu adoro fazer isto com eles e tenho mesmo de estar presente. Durante os meses de Inverno, ela entretem-se com os kits para fazer pulseiras (costuma receber bastantes kits criativos nos seus anos e vai abrindo ao longo do ano) e de costura. No ano passado, o tema da sua festa de anos foi Costura/Fashion Show. Ganhou uma “tonelada” de brinquedos relacionados que ela adora! Desde retalhos de imensos tecidos, botões, fitas, caixinha de costura, cadernos para criar modelos com papéis com padrões, fitas adesivas coloridas e com padrões… Não a deixo ainda usar a agulha sozinha, mas ela improvisa! O que ela inventa com fita adesiva normal e bi-adesiva (eu ensinei-lhe ;). Ela é o tipo de criança que não quer que eu deite nada fora! Agora já nem tanto, mas há até há 2 anos atrás, não me deixava deitar fora as folhas dos embrulhos, os laços (aí tem sempre de competir com a mãe – arrecado os laços e fitas o mais que posso para reaproveitar) e os rolos vazios do papel higiénico. Tinha montes! Pintávamos os rolos para fazer personagens. Devo confessar que não ficavam uns bonecos lá muito glamorosos. Apesar do imenso gosto que tem pelos trabalhos manuais, é muito trapalhona e faz as coisas um pouco a despachar… E depois, temos os kits da Science4You! São um sucesso. Mas tal como as telas e tintas, não deixo fazer em casa sozinha. A maioria tem químicos e já “correu mal” – acabei com um tapete um pouco maltratado ;)
Os seus filhos preferem brincar ou ver televisão? O que vêem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
A minha filha, até ir para a escola aos 3 anos e porque como era a primeira tinha muito mais atenção dedicada, nunca se interessou pela televisão – excepção para os telediscos do canal Panda. A música acabava e virava costas para ir brincar. Agora já é diferente e, creio, tal como a maioria dos miúdos da idade dela, gosta de ver os desenhos animados do Cartoon Networks e Disney Channel. Mas vê muito pouco. O mais pequenino gosta um pouco mais do que ela gostava. Adora ver os desenhos do Rato Renato e, claro, do Mickey Mouse!
Qual é o livro favorito dos seus filhos? E o seu (da colecção deles)?
Eu e a minha filha adoramos livros! Eu sou uma apaixonada pelos livros infantis e sempre incuti na minha filha o hábito da leitura, desde bébé. E ela sempre se interessou muito por eles. Ela tem um nível de leitura absolutamente surpreendente! Lê claramente muito acima do que seria esperado para uma criança da idade dela. Já o meu rapaz, apenas recentemente começou a mostrar interesse e a querer que eu lhe leia estórias. Após a experiência com a minha filha, confesso que ficava um pouco frustada pelo facto do meu filho mostrar um interesse um pouco mais (como hei-de dizer) “físico” pelos livros ;) Rasgava as páginas (ela NUNCA maltratou um livro), atirava-os para o chão e não se aguentava 2 minutos no meu colo a ouvir a estória. Agora, sim. Agora gosta… quase sempre do mesmo! Já não aguento ler-lhe o livro do Noddy, “O mundo das cores”. Com tantos que tem, tem de ser sempre o mesmo! Quanto à minha filha, apesar de já ler livros de Comix da Disney, das colecções da Bruxa Mimi (já daqueles de capa fléxivel) e do Coelhinho Mágico, há um que, apesar de já o ter oferecido à biblioteca da irmão, ela adora e sempre foi um dos seus favoritos – “O Cuquedo”. Sabe as falas de cor! O meu livro favorito é também outro dos dela. “Adivinha o quanto gosto de ti” ao ponto de, quando lancei o blog há 6 meses atrás, ter feito um post. Somos os três “Coelho” aqui em casa e a estória tem muito a ver connosco. Tanto eu com o meu pai o dizia e, agora, eu com os meus filhos dizemo-nos algo muito semelhante.
Por favor pergunte aos seus filhos “Se fosses um personagem duma história qual serias? Porquê?”
O meu filho, o Noddy. Porque anda de carro. A minha filha, a Ally (do programa Austin&Ally do canal Disney). Porque gosta de música e toca piano.
Sabe como os seus filhos brincam nos tempos livres na escola?
Ela adora brincar à apanhada. Brincadeiras que impliquem correr. Muito recentemente, sei que se entretêm com amiguinhas a fazerem coreografias.
Os seus filhos preferem brincar dentro ou fora de casa?
Fora, claramente.
Os seus filhos gostam de inventar / criar jogos e personagens?
Ele, nem tanto. A não ser fazer de monstro e correr atrás da irmã para a apanhar e, às vezes, tentar morder-lhe. Está a passar por essa fase, infelizmente. Mas há uma brincadeira que ele gosta muito. Ainda mantenho o parque montado, pois funciona como local para brincadeiras e de arrumação :) Ele gosta de colocar lá dentro o banquinho do piano, senta-se nele e conduz no seu brinquedo que é um volante, com piscas, espelho retrovisor e maneta de mudanças. Diz que é um táxi e às vezes leva a irmã como passageira ;) Ela sim. Como já contei, gostava de brincar de cabeleireiros, maquilhadora, “Senhora da loja” (era assim que dizia) e vendia-nos os legumes e as frutas ou, ainda, fingíamos que estávamos num restaurante, para ela nos servir.
Os sons e a música são importantes nas brincadeiras das suas crianças?
Sempre tiveram instrumentos musicais para explorarem. A minha filha começou, no ano passado, a ter aulas de música num Conservatório de música e começou, este ano, a ter aulas de piano. Foi este o instrumento que ela escolheu e que ela gosta muito. Quando ela está a praticar, o meu filho gosta de ir buscar o pianinho dele e colocar ao lado do dela… e destabilizar! :) Dá sempre confusão!
Obrigada Ana. Foi muito bom espreitar um pouco sobre a vida desta simpática família!
A Ana tem um blogue onde vai partilhando um pouco sobre a sua vida em família – o 40’s mum having fun.
***
Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito?
Por favor deixe um comentário abaixo.