{ All About Playing } interview with Luisa Pinto

logo-AllAboutPlaying-branco

AllAboutPlaying-interview-with-Pikitim-1

Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;

Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…

Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Luisa Pinto e a sua família.

Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Sou a Luísa Pinto, mãe há sete anos, jornalista há mais de 15 e cidadã há quase 40. E sou uma viajante. É uma das minhas maiores pulsões – a de viajar. Não tanto pelo destino que persigo, mas pelo acto de viajar em si, pela vontade de me meter à estrada, de me preparar para me atirar ao caminho, e deixar que esse caminho se faça de encontros e de culturas. Aprecio a diversidade e cultivo o respeito pela diferença, neste aldeia cada vez mais global. É um “virus” que infetou todos os membros da família. A mãe é assim, o pai é assim, a Pikitim herdou-nos a pulsão. Acha-a natural. Em 2012, andamos os três, durante um ano, numa viagem à volta do mundo. E contamos tudo no Diário da Pikitim.

Melhor parque de brincadeiras.
O melhor parque de brincadeiras é a estrada, é dar-nos a oportunidade de conhecer quem está ao nosso lado. Seja nas traseiras do nosso quintal, seja num país longinquo, do outro lado do mundo. As melhores brincadeiras são aquelas que se partilham, com os amigos de sempre e com os amigos acabados de conhecer.

Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Desde que o tempo o permita – e, para tal, basta não estar a chover – um dia livre é para ser passado ao ar livre. A fazer um piquenique, a enterrar os pés na areia ou a molhá-los no mar. Ou a correr atrás de gaivotas, a espreitar mexilhões nas rochas, a pedalar, a comer um gelado.

Como e com que brinquedos brincam com os vossos filhos?
A Pikitim é filha única. Mesmo assim, nunca se habituou a brincar sozinha, não aguenta muito tempo a fazê-lo. Brincamos muitas vezes ao “faz de conta”. A inventar historias, a representar, situações do dia a dia e imaginadas. Transporto muitas vezes o faz de conta para a realidade – e a mesa aparece posta, o chão da sala arrumado.

Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o do(s) seu(s) filho(s)?
Gostamos muito de jogos em família, jogos de tabuleiro – jogo da glória (o nosso preferido é um tabuleiro integralmente construídos pela Pikitim, e que ela chama o jogo da natureza, um jogo da gloria em que se avança quando caímos numa casa amiga do ambiente somos penalizados naquelas em que, por exemplo, uma torneira está aberta, há lixo na rua, ou há muitas luzes acesas. Neste momento, o brinquedo preferido da pikitim é a caixa de legos que o pai resgatou á sua infancia. Agora é vê-los aos dois, ao serão, a construir quintas, cidades, hospitais.

Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Lembro-me da “Anita”, uma boneca tipo chorão, e que era a “minha filha”. E lembro-me de brincar com o meu irmão com os carrinhos dele.

Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com a sua criança(s)?
Os que ela inventa. Pode ser um jogo, uma máscara, um livro (ela faz muitos livros; adora desenhar; desde que aprendeu a ler, tambem gosta de escrever as suas historias).

O(s) seu(s) filho(s) prefere(m) brincar ou ver televisão? O que veem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
A sintese é dela: só vê televisão quando não há mesmo mais nada para fdazer, nem ninguem com quem brincar. Mas há um programa que ela gosta muito e que, sim, influencia, e muito, as suas brincadeiras: o Art Attack. Foi lá que se inspirou, por exemplo, para fazer o jogo da gloria mencionado em cima.

Qual é o(s) livro(s) favorito(s) do seu filho(s)? E o seu (da colecção dele)?
Há dois livros a que ela gosta de voltar muitas vezes. “A pequena estrela”, de Rosário Alçada Araújo, e “As aventuras de João Flor e Joana Amor”, de Maria Rosa Colaço.
Gosto muito dos livros do Planeta Tangerina – temos vários. E também da Arvore Generosa, de Shel Silverstein.

Sabe como o seu filho(s) brinca nos tempos livres na escola?
Brincadeiras físicas: quase sempre à apanhada, com regras acabadas de inventar na hora.

O(s) seu filho(s) prefere(m) brincar dentro ou fora de casa?
Fora de casa.

A(s) sua criança(s) gosta(m) de inventar / criar jogos e personagens?
Sim, muito. É o que mais gosta de fazer.

Os sons e a música são importantes nas brincadeiras do(s) seu(s) filho(s)?
Nem por isso.

Obrigada Luisa – foi um prazer tê-la aqui!
A Luisa Pinto é jornalista e autora do excelente blogue Diário da Pikitim.

 ***

Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito? 
Por favor deixe um comentário abaixo.

AllAboutPlaying-interview-with-Pikitim-2