{ All About Playing } interview with Anna Westerlund

logo-AllAboutPlaying-branco

AllAboutPlaying_interview-with-AnnaWesterlund-4

Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;

Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…

Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Anna e a sua família.

Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Para falar de mim diria que em mim existem diferentes Annas, a mãe, a mulher, a mulher do Pedro, a ceramista, a sonhadora e por aí fora mas assumo que o papel de mãe é o que mais me preenche. Na minha família somos 7, com idades entre os 17 anos e os 6 meses, todos felizes e confesso que sou muito vaidosa da minha família.

AllAboutPlaying_interview-with-AnnaWesterlund-1

Melhor parque de brincadeiras.
A praia, confesso que não somos muito de ir a parques somos mais de ir para a praia quer seja verão ou inverno.

Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Gostamos todos de estar ao ar livre, podemos ir dar um passeio de bicicleta, ir fazer surf, gostamos de fazer um piquenique ou almoçar com amigos. Mas sem dúvida que gostamos de ir para a rua e de combinar programas entre amigos.

AllAboutPlaying_interview-with-AnnaWesterlund-3

Como e com que brinquedos brincam os seus filhos?
Acho que brincam com os brinquedos com que todas as crianças gostam de brincar hoje em dia, têm é também um atelier de cerâmica no qual gostam de se perder na sua criatividade. Tentamos sim contrariar a tendência dos videojogos e das tecnologias e promovemos muito jogos mais tradicionais e a construção.

Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o dos seus filhos?
O meu brinquedo preferido é o barro, continua a sentir que tenho a sorte de não trabalhar mas sim de brincar todos os dias. Dos meus filhos diria que do Max actualmente são os Legos e todo o tipo de construções, a Mia adora inventar coreografias e dançar às quais junta roupas inventadas por si, a Emma está numa fase em que “acha” que já não gosta de brincar, mas eu diria pela quantidade de video clips que realiza o seu brinquedo preferido do momento é o telemóvel. O João Francisco vai fazer 18 anos por isso o seu brinquedo preferido em breve será certamente um carro!

Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Lembro-me de quando era miúda inventava imensas brincadeiras. Gostava de brincar com papeis, de recortar, colar, pintar sempre foi a minha forma preferida de brincar. Também tinha a felicidade de andar muito na rua por isso gostava de andar bicicleta, jogar raquetes, trepar às árvores, etc. inventava muitas brincadeiras com os meus vizinhos principalmente na rua.

Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com os seus filhos?
Cozinhamos muitos bolos e fazemos muitas coisas em barro mas não só confesso que estamos sempre a inventar coisas novas para fazer. Usamos tecidos, tintas, reciclamos lixo gostamos mesmo muito de inventar!

AllAboutPlaying_interview-with-AnnaWesterlund-5

Os seus filhos preferem brincar ou ver televisão? O que vêem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
Não sinto que o que vêem na televisão influencie as brincadeiras deles. Eles vêem alguma televisão, não em demasia mas entre brincar e ver televisão preferem sem dúvida brincar. E acabam por ver mais programas infantis suecos que confesso que são muito mais didáticos e interessantes dos que passam na TV Cabo.

Qual é o livro favorito dos seus filhos? E o seu (da colecção deles)?
Eu pessoalmente adoro livros infantis e às vezes compro para mim muitas vezes mais pelas ilustrações do que pelas histórias. Um dos meus preferidos é o do Max e os Monstros. O único a quem ainda leio histórias à noite é o Max e actualmente andamos a ler a colecção antiga dos livros da Rua Sésamo.

Sabe como os seus filhos brincam nos tempos livres na escola?
Eles frequentam a escola sueca que em muitas coisas é diferente da portuguesa, nos recreios para já quer faça chuva ou sol vão para a rua. Na escola existe areia e terra com a qual fazem papas e outras obras de arte, jogam à bola, têm uma parede de escalada, podem levar skates e patins em linha, vão à piscina, etc. O que sei é que quando os vou buscar estão bem sujos e com ar de quem aproveitou da melhor maneira o espaço exterior.

AllAboutPlaying_interview-with-AnnaWesterlund-2

Os seus filhos preferem brincar dentro ou fora de casa?
Eles gostam de brincar quer seja fora ou dentro mas há uma certa preferência por brincar fora de casa.

Os seus filhos gostam de inventar / criar jogos e personagens?
Sim muitas vezes inventam, mas acho que hoje em dia são tão bombardeados com tanta informação a toda  a hora que noto que têm mais dificuldade do que quando eu era pequena.

Os sons e a música são importantes nas brincadeiras das suas crianças?
Ouvimos muita música em casa e eles gostam todos de dançar. Acho que a música pode não estar directamente relacionada com as brincadeiras com outros momentos de distracção em que dançamos, fazemos coreografias e ouvimos as música favoritas de cada um a caminho da escola no carro.

Obrigada Anna. Foi muito bom espreitar um pouco sobre a vida desta (grande) e divertida família!
A muito simpática Anna, tem um site onde mostra as peças lindas de cerâmica, que cria – impossível não ficar rendido à delicadeza, texturas e cores de todos os pormenores.

***

Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito?
Por favor deixe um comentário abaixo.