Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;
Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…
Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Rita e a sua família.
Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Falar de mim é sempre um pouco difícil… em traços gerais diria que sou de opostos: descontraída mas persistente, calma mas temperamental, organizada na minha desorganização, flexível mas de ideias fixas… por aí. Em casa somos 4, sou mãe e “boadrasta” e temos todos feitios e temperamentos muito diferentes.
Melhor parque de brincadeiras.
Temos a sorte de viver no meio do pinhal e a 1 minuto da praia, por isso o parque de diversões começa em casa e estende-se pelo exterior.
Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Num dia livre, muitas das vezes ficamos por casa e pela zona onde moramos e dividimos o dia entre os jogos, o brincar no pinhal, as pinturas, as bicicletas, a sesta, as refeições ao ar livre e uma ida à praia.
Como e com que brinquedos brincam os seus filhos?
Acho que brincam com os brinquedos normais dos miúdos da idade deles. Carros, jogos, bolas, bonecos. Como em casa tenho muito material para pintar, riscar, cortar, tecer, etc, acabam por também brincar muito criando e fazendo. E tentamos sempre puxá-los para a rua e para as brincadeiras de exterior.
Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o dos seus filhos?
Eu adoro tintas, pincéis, lápis… de bicicleta, da prancha de surf… Ele, que é quem passa mais tempo comigo, adora barro, acho que é a brincadeira favorita.
Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Eu era uma criança muito fácil de entreter, ainda hoje sou. Acho que gostava de pintar. Lembro-me de papéis e lápis desde sempre.
Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com os seus filhos?
Barro e aguarelas.
Os seus filhos preferem brincar ou ver televisão? O que vêem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
Eu acho que prefere tudo ao mesmo tempo :D Depende da fase do dia. Há alturas em que só quer estar na rua a brincar, outras que gosta de alguma calma e sabe-lhe bem ver bonecos na televisão. Acho que naturalmente, algumas brincadeiras que ele quer fazer são influenciadas pelo que vê. Eu também tento escolher…
Qual é o livro favorito dos seus filhos? E o seu (da colecção deles)?
O favorito do momento é “O Livro Clap” do Planeta Tangerina. Eu sou uma fã de literatura e ilustração infantil, por isso gosto de muitos, quase todos, aliás.
Os seus filhos preferem brincar dentro ou fora de casa?
Fora de casa. Passa muito tempo na rua.
Os sons e a música são importantes nas brincadeiras dos seus filhos?
Sim, ele gosta bastante de música e de dançar. Nota-se que é uma coisa que é importante no dia-a-dia dele.
Obrigada Rita. Gostei muito desta entrevista, foi bom conhecer um pouco do vosso mundo…
As tecelagens da Rita são inspiradoras e verdadeiramente originais, para quem ainda não conhece o seu trabalho, é só espreitar aqui.
***
Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito?
Por favor deixe um comentário abaixo.