{ All About Playing } interview with Carla Miguel

logo-AllAboutPlaying-branco

Definição de brincar: divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis); recrear-se; distrair-se; folgar;

Desde que comecei a fazer bonecos – e que sou mãe – que cada vez me interesso mais pelo mundo do brincar / do faz de conta… Como brincam hoje em dia as nossas crianças, como interagem e brincam os pais com elas, como brincar pode ajudar no desenvolvimento e na construção da identidade,…

Para esta entrevista tenho o prazer de vos apresentar a Carla Miguel e a sua família.

Por favor fale um pouco de si e da sua família.
Sou a Carla e tenho 40 anos. Junto com o Paulo temos duas filhas gémeas, a Júlia e a Laura, quase a fazerem 3 anos. Vivemos na Pampilhosa, perto de Coimbra, rodeados por um pinhal aqui e ali bonito. Eu sou microbiologista e o Paulo é web designer. Elas são as cerejinhas.

Melhor parque de brincadeiras.
O chão. Na sala, no quarto, no sótão, na rua. Nesta idade, tudo o que envolva escorregas, zonas de escalada e equilibrismo, recebe gritos de alegria. Finalmente o sol chegou e temos aproveitado os parques infantis, geralmente o que fica ao pé da creche. As costas da mamã e do papá também são muito requisitadas.

AllAboutPlaying-interview-with-Carla-1

Num dia livre qual a actividade preferida da família?
Gostamos de ir até ao pinhal aqui ao lado apanhar flores e folhas, pauzinhos e pedrinhas, ver os cogumelos e os bichos. Às vezes vamos para a Baixa de Coimbra, passear apenas. Agora começam a brincar muito uma com a outra, a construir brincadeiras, a inventar músicas, a desenhar. Também gostam de ir à Ludoteca onde passam horas a fio sem nunca se cansarem e de onde trazemos imensos livros emprestados.

Como e com que brinquedos brincam com os vossos filhos?
Bonecas e bonecos. Legos e puzzles. Gostam muito de despir as bonecas e depois vesti-las com roupa delas (principalmente depois de eu ter arrumado tudo direitinho ao fim de algumas horas a passar a ferro), gostam de desenhar, de brincar às doutoras. E adoram livros, desde muito cedo, e agora sabem as histórias de cor. A Laura também gosta muito de brincar às cozinhas e às mercearias; a Júlia adora ordenar coisas, inventar conversas com as bonequitas e fazer coreografias.

Qual é o seu brinquedo favorito, actualmente? E o do(s) seu(s) filho(s)?
Acho que são os livros, adoro ilustrações. Desde há umas semanitas que as cerejinhas adoram o conjunto de pinturas oferecido por uma amiga para se pintarem a elas e aos bonecos. A Júlia gosta muito dos puzzles, a Laura gosta dos bonecos e bonecos e bonecos.

Quando era criança como e com que brinquedos brincava? Qual era o seu brinquedo preferido?
Brincava muito às feiras e às rádios com o meu irmão. Adorava andar de bicicleta e também brincava muito com bonecas. Ah, e adorava jogos de tabuleiro. Ainda tenho alguns clássicos cá em casa.

Que tipo de trabalhos manuais prefere fazer com a sua criança(s)?
Este é o meu problema como mãe brinquedo: não sei fazer nada de jeito de trabalhos manuais. Mas esforço-me e farto-me de pesquisar tutoriais para fazer coisas com elas. O pai é que tem o jeito todo e a paciência para lhes desenvolver o gosto pela pintura e trabalhos criativos. Ultimamente, eu e a minha amiga Ana que está na Bélgica, tornámos as nossas filhas penfriends, trocam cartas e enviam desenhos e fotografias, o que quiserem. É um momento muito bom e relaxante, escrever a carta para a amiga que está longe (claro que elas ditam e eu escrevo…mas há uma parte que são elas que fazem).

AllAboutPlaying-interview-with-Carla-3

O(s) seu(s) filho(s) prefere(m) brincar ou ver televisão? O que veem na televisão influência muito as suas brincadeiras?
Nunca controlámos muito a televisão, até porque ao fim de algum tempo fartam-se e vão brincar. Às vezes precisam daquele momento no sofá para descansar um pouco, a ver desenhos animados. Acho que não as influencia muito nas brincadeiras, talvez as músicas seja do que mais se lembram. Gostamos de ao domingo à noite fazer sessão de cinema com pipocas e vemos filmes de animação.

Qual é o(s) livro(s) favorito(s) do seu filho(s)? E o seu (da colecção dele)?
Adoro o Pê de Pai da Planeta Tangerina. Ofereci o livro a vários amigos ao longo de tempo e assim que passou a haver um pai cá em casa, foi das primeiras aquisições para a biblioteca das cerejinhas. São fãs do Cuquedo, da Largatinha Muito Comilona e do A Que Sabe a Lua.

AllAboutPlaying-interview-with-Carla-2

Por favor pergunte ao(s) seu(s) filho(s) “Se fosses um personagem duma história qual serias? Porquê?
Esta resposta é muito fácil. A Laura gostava de ser Dora, a Exploradora porque fala inglês e porque tem uma backpack e um macaquito. A Júlia gostava de ser a Pipi das Meias Altas porque faz disparates e também tem um amigo macaco. Até se quiseram mascarar destes personagens no Carnaval (lá está, a mochila da Dora foi feita cá em casa…pelo pai).

Sabe como o seu filho(s) brinca nos tempos livres na escola?
Com as bonecas, na cozinha de brincar, cantam muito e ouvem histórias. Fazem muitos trabalhos manuais e de vez em quando vão à horta na parte de trás da creche.

O(s) seu filho(s) prefere(m) brincar dentro ou fora de casa?
Acho que gostam dos dois, dentro e fora.

A(s) sua criança(s) gosta(m) de inventar / criar jogos e personagens?
Sim, adoram, é o que mais fazem em boa verdade. Brincam muito às festas de aniversários, trazem os bonecos todos para a sala, escolhem um para fazer anos, depois fazem o bolo com o que encontram à mão (carrinhos, bonecas, peças de puzzles, comida de plástico), cantam os parabéns e depois comem o bolo. Às vezes brincam aos monstros junto com as escondidas. A criatividade infantil fascina-me e a relação delas nas brincadeiras é do mais terno que há.

Os sons e a música são importantes nas brincadeiras do(s) seu(s) filho(s)?
Muito. Estão sempre a cantarolar, agora começam a inventar músicas e gostam que lhes cante músicas de gente crescida, gostam de ver os vídeos das músicas, dançar e fazer de conta que estamos a fazer um espectáculo de dança. Os sons também estão muito presentes, agora que penso nisso.

AllAboutPlaying-interview-with-Carla-4

Obrigada Carla – foi um prazer ter-te aqui! Adorei as “cerejinhas” ;)
A Carla Miguel é microbiologista e tem um blogue onde conta as suas aventuras com as “cerejinhas” – Da Cor das Cerejas.

***

Gostava muito de saber como brincam os seus pequenotes? Qual o seu brinquedo favorito? 
Por favor deixe um comentário abaixo.

3 Comments

Comments are closed.